Sinopse
A sociedade está a mudar, o ecossistema está a mudar, a espécie está a mudar. Vivemos na era das mutações e cada vez mais a vida social depende da ciência e da tecnologia. Aqui falam os guerreiros que estão na linha da frente das revoluções digitais, biológicas e virtuais.
Episódios
-
O optimismo face ao mundo dos algoritmos
29/03/2018João Ricardo Moreira é economista de formação e data geek de vocação. Como administrador da NOS Comunicações tem um posto de vista privilegiado para apreciar a quantidade de informação numérica que a sociedade gera, e aproveita para refletir sobre a sua importância. A conversa gira em torno da disponibilidade da informação dos dados e de como podemos em conjunto tomar melhores decisões. E, como sempre, fala-se do futuro que estamos a construir – com mais e melhores dados.
-
A sociedade digital tem mais riscos, mas também tem mais oportunidades
21/03/2018Sofia Tenreiro é directora geral da Cisco, multinacional que acaba de assinar um acordo com o Governo português para ajudar a modernizar sectores-chave do país. É também uma das pessoas mais atentas ao futuro digital das sociedades, pelo que a conversa deste episódio cruzou a educação, a democracia e a tecnologia.
-
Viver para sempre? Talvez sim, mas não para os próximos tempos
07/02/2018A Immuneteph trabalha em terapias que melhoram o sistema imunitário para o preparar contra as infecções bacterianas e o projecto parece tão promissor que a Fundação Gates já lhe concedeu apoio financeiro. Bruno Santos, um dos líderes da empresa, conversa neste Mutante sobre imunologias, viver para sempre e até sobre zombies.
-
Já podemos mudar o canal de TV com um piscar de olhos
31/01/2018Francesco Marconi tem ascendência italiana mas é português de gema – e é o chefe de estratégia na Associated Press, em Nova Iorque. É um dos líderes da área de automação e de inteligência artificial da agência de notícias, pelo que é a pessoa ideal com quem discutir tecnologias que vão afectar a forma como consumimos informação e entretenimento.Este episódio de Mutante é pois mais uma viagem ao futuro. Venha connosco.
-
As cidades inteligentes e a Internet das coisas móveis
25/01/2018Susana Sargento, uma mulher que junta duas valências que ainda não são muito comuns: a investigação académica e o empreendedorismo universitário. Foi uma das fundadoras da Veniam, uma empresa que ajudou a lançar o conceito de Internet das coisas móveis, e tem no currículo o prémio da União Europeia para Mulheres Empreendedoras em 2016. Aqui fala da Internet do futuro e das cidades ligadas em rede.
-
As mentes - e os corpos - vão ser digitais
17/01/2018Arlindo Oliveira é presidente do Instituto Superior Técnico e acaba de lançar um livro, chamado "Mentes Digitais", onde destaca a forma como a ciência está a redefinir a humanidade. Partimos daí para uma conversa aberta onde há espaço para discutir as ideias de progresso, a ficção científica, a biologia, a computação, a mente e a consciência.É uma conversa sempre com olhos no futuro, como é prática neste Mutante.
-
Os caminhos da ciência e da tecnologia na Europa, com Carlos Moedas
10/01/2018O primeiro episódio do podcast Mutante recebeu o comissário Europeu para a Ciência e Tecnologia, Carlos Moedas. Depois de vencer a guerra orçamental, conquistou para o programa Horizon 2020 um orçamento de 80 mil milhões de euros e garantiu uma aposta científica que será transversal a toda a União Europeia. Nesta conversa aborda os dois primeiros anos do seu mandato e anuncia planos para o futuro da Ciência e Tecnologia da UE, ao mesmo tempo que discute temas como a inteligência artificial e a proposta de Emanuel Macron para uma nova Agência Europeia da Inovação. O podcast Mutante terá todas as semanas uma entrevista com uma personalidade ligada à ciência e à tecnologia, para discutir o futuro sob todas as suas formas. Porque está tudo a mudar.