Sinopse
Um podcast mensal de livros e literatura apresentado pelo jornalista Miguel Conde. Entrevistas exclusivas com escritores e figuras importantes do meio literário. Apoio da Revista Pessoa, acesse: www.revistapessoa.com.
Episódios
-
Chamada Literária #7 - Dostoiévski na Rua do Ouvidor: A febre de literatura russa na Era Vargas
14/09/2018 Duração: 30minO professor da USP Bruno Barretto Gomide fala sobre a explosão de interesse por escritores russos no Brasil dos anos 1930 e 1940, tema do seu livro "Dostoiévski na Rua do Ouvidor: A literatura russa e o Estado Novo" (EdUSP)
-
Chamada Literária #6 - Luiz Ruffato conversa sobre seu novo livro, "A cidade dorme"
25/06/2018 Duração: 33minO premiado escritor mineiro Luiz Ruffato fala sobre "A cidade dorme", seu novo livro, e discute o papel da literatura diante do avanço da extrema-direita no Brasil.
-
Os poemas de Tomas Tranströmer, Nobel de Literatura, por Marcia Sá Cavalcante Schuback
28/03/2018 Duração: 40min"Mares do Leste" (Editora Âyiné)é o primeiro livro do celebrado poeta sueco Tomas Tranströmer, Nobel de Literatura em 2011, a ser lançado no Brasil. A tradutora e ensaísta Marcia Sá Cavalcante Schuback fala sobre os poemas incluídos no volume, selecionados e traduzidos por ela, e lê alguns de seus escritos favoritos da obra de Tranströmer.
-
Giovana Madalosso comenta sua estreia no romance com "Tudo pode ser roubado"
17/02/2018 Duração: 28minUma garçonete que seduz e rouba seus clientes é a protagonista de "Tudo pode ser roubado" (Todavia), primeiro romance da escritora Giovana Madalosso. Depois de sua estreia com o elogiado livro de contos "A teta racional" (Grua), Giovana conta como criou em seu novo livro essa anti-heroína, que a seu ver foge ao lugar habitualmente reservado às mulheres na literatura.
-
Guilherme Gontijo Flores fala sobre a poesia de Safo
21/01/2018 Duração: 35minO tradutor e poeta Guilherme Gontijo Flores lançou pela editora 34 sua tradução dos "Fragmentos completos", de Safo. Ele conversa com Miguel Conde sobre a obra da poeta, conhecida pelo teor homoerótico de seus versos e considerada o mais importante nome da poesia lírica da Grécia Antiga.