Sinopse
Neste podcast, você terá entrevistas com desenvolvedores de jogos para pegar dicas para quem também quer desenvolver jogos e entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Episódios
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Criando narrativas de games, com Arthur Protasio
19/11/2019 Duração: 01h06minSe você tem paixão por roteiro e storytelling e ainda não sabe como aplicar esses talentos na indústria de games, não deixe de conferir este episódio do podcast. Nele eu converso com o Arthur Protasio, premiado escritor e designer de narrativas que já atuou em diversos projetos de jogos e multimídia com sua empresa, a […] O post Criando narrativas de games, com Arthur Protasio apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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A carreira do produtor do FIFA, com Gilliard Lopes
05/11/2019 Duração: 01h21minNesse episódio eu falo com o Gilliard Lopes, que trabalha como produtor do FIFA na EA Games em Vancouver. O Gilliard já empreendeu e atuou com programação na área de jogos até conseguir a oportunidade de trabalhar em uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo no Canadá. Nessa conversa ele conta como deu os primeiros passos no desenvolvimento de games até ter essa oportunidade de trabalhar fora do país, fala sobre o papel de Produtor numa grande empresa como a Electronic Arts e dá Leia mais→ O post A carreira do produtor do FIFA, com Gilliard Lopes apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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O áudio como elemento de game design, com Thiago Adamo
22/10/2019 Duração: 01h04minSe você está desenvolvendo um jogo e ainda não sabe por onde começar com a parte de áudio, esse episódio do podcast pode te ajudar. Nele eu falo com o Thiago Adamo, compositor e Sound Designer de jogos que já participou de diversas produções de sucesso tanto para console, PC e mobile. Nessa conversa o Thiago deu dicas valiosas tanto para os desenvolvedores que querem entender como funciona a parte de áudio nos games para contratar um profissional e também para quem é músico e Leia mais→ O post O áudio como elemento de game design, com Thiago Adamo apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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O Game Designer de CHROMA SQUAD e RELIC HUNTERS, com Mark Venturelli
08/10/2019 Duração: 01h24minNesse episódio do podcast eu converso com o Mark Venturelli, que foi o game designer do jogo Chroma Squad e é fundador da Rogue Snail. O Mark tem uma extensa carreira na indústria de jogos, trabalhando há mais de 10 anos na área. Ele já trabalhou em jogos muito interessantes que deram muito certo e também em jogos que deram muito errado. Ele também já fundou 2 estúdios de jogos antes de trabalhar com a Behold Studios e criar a Rogue Snail, o seu estúdio Leia mais→ O post O Game Designer de CHROMA SQUAD e RELIC HUNTERS, com Mark Venturelli apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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Criando do zero um estúdio de jogos Free-to-Play, com Pedro Savino
24/09/2019 Duração: 41minNesse episódio do podcast eu conversei com o Pedro Savino, criador do Orube Game Studio. O estúdio desenvolve jogos free to play com uma equipe enxuta, já ganhou diversos prêmios e recentemente recebeu R$250 mil em um edital da Ancine. Atualmente ele está passando por um processo de aceleração no Google, que o levou para Singapura um pouco antes de gravamos esse episódio. Alguns dos tópicos que conversamos foram as particularidades do desenvolvimento de jogos free to play e como evitar erros comuns no início Leia mais→ O post Criando do zero um estúdio de jogos Free-to-Play, com Pedro Savino apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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Fazendo marketing para jogos independentes, com Jesús Fabre
17/09/2019 Duração: 01h08minA indústria brasileira de jogos tem se consolidado cada vez mais com uma alta quantidade de projetos de qualidade sendo lançados. Com isso, cresce também a demanda por competências-chave para ter sucesso comercial nesse mercado, como o marketing para jogos. E pra trazer uma discussão sobre esse assunto aqui no podcast, o meu convidado desse episódio é o Jesús Fabre. O Jesús é um profissional de Game Marketing e também consultor. Ele começou a trabalhar com jogos brasileiros quando ainda morava na Espanha. Pra você Leia mais→ O post Fazendo marketing para jogos independentes, com Jesús Fabre apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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10 anos criando ARTE pra GAMES, com Betu Souza
27/08/2019 Duração: 01h09minNesse novo episódio do podcast eu conversei com o Betu Souza. Ele é um dos sócios da Behold Studios e também Diretor de Arte na Rogue Snail. O Betu está trabalhando com arte para jogos há 10 anos, incluindo nos jogos Chroma Squad, Knights of Pen & Paper e Relic Hunters. Nessa conversa ele fala como é ser um artista de jogos e também como ser um artista num aspecto mais amplo. Ele compartilhou o início da sua trajetória e os momentos mais importantes, sua Leia mais→ O post 10 anos criando ARTE pra GAMES, com Betu Souza apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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Irmãos criam estúdio de games e recebem 54k de investimento, com Tiago Prudente
13/08/2019 Duração: 01h05minSe você tem o sonho de tirar do papel o projeto de desenvolvimento do seu jogo, eu recomendo que assista a esse episódio do podcast. Nele eu converso com o Tiago Prudente, que junto com o irmão fundou o Rumbora Party Games, estúdio que recebeu 54 mil reais em investimentos para viabilizar a criação do game Tinker Racers. O Tiago fala sobre como começou no desenvolvimento de jogos estudando por conta própria, a sua experiência ao participar de uma pré-aceleração e ainda dá dicas para Leia mais→ O post Irmãos criam estúdio de games e recebem 54k de investimento, com Tiago Prudente apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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Planejamento, Escopo e o papel do Produtor de Jogos, com Lucas Stannis
30/07/2019 Duração: 01h18minVocê sabe o que faz um Produtor de Jogos? Normalmente existem muitas dúvidas sobre esse cargo, sobre como realmente funciona, o que é feito e quais os passos pra chegar até lá. Então nesse episódio do podcast eu conversei com o Lucas Stannis, produtor na Donkey Crew, um estúdio de jogos indie na Polônia que está desenvolvendo um MMO survival. A gente conversou bastante sobre o cargo de Produtor de Jogos, desde as principais habilidades, os desafios até como é o dia a dia dele. Leia mais→ O post Planejamento, Escopo e o papel do Produtor de Jogos, com Lucas Stannis apareceu primeiro em Produção de Jogos.
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Vendeu empresa pra UBISOFT e seu novo jogo tem 10MM+ de downloads, com Christian Lykawka
23/07/2019 Duração: 59minNesse episódio do podcast eu conversei com o Christian Lykawka, co-fundador da Rockhead Games, criadora da série de jogos Starlit Adventures. Ele tem uma história incrível, pois criou sua primeira empresa de jogos em 1996 e posteriormente a vendeu para a Ubisoft. Depois ele fundou a Rockhead, que atualmente tem um jogo com a marca de 300 mil jogadores ativos por mês. O estúdio também acabou de ganhar o prêmio de melhor jogo mobile no BIG Festival 2019 com o jogo Starlit On Wheels. Leia mais→ O post Vendeu empresa pra UBISOFT e seu novo jogo tem 10MM+ de downloads, com Christian Lykawka apareceu primeiro em Produção de Jogos.